quinta-feira, 31 de março de 2011

COMIDA DI BUTEKO - GOIÂNIA 2011

Com a sua primeira edição realizada em 2000, o Comida di Buteco é hoje um dos principais concursos culinários do país e acontece em 15 cidades, de 8 estados brasileiros. O concurso premia diversas categorias, que vão do tira-gosto à temperatura da bebida à apresentação do tira-gosto. Confira: O Comida di Buteco elegerá, entre todos os botecos participantes do concurso, melhores colocados que obtiverem as melhores médias na avaliação dos seguintes requisitos:


1º Melhor tira-gosto;

2º Melhor atendimento;

3º Melhor higiene do local;

4º Melhor temperatura da bebida;



A escolha dos botecos participantes é feita pela comissão organizadora do Comida di Buteco, com base em vários critérios, incluindo: a qualidade do cardápio, o envolvimento do dono, o ambiente e a higiene do local. Mas todas as pessoas podem indicar seus botecos preferidos basta enviar um e-mail para: contato@comidadibuteco.com.br , para que o boteco possa ser avaliado.


Este ano o evento acontecerá do dia 15/04/2011 até 29/05/2011 durante os dias de duração do Comida di Buteco, o público e uma comissão de jurados votam, levando em conta os critérios de disputa. A votação acontece nos próprios bares concorrentes. Para votar, você deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no local.

Qualquer pessoa está apta a votar, desde que siga os parâmetros do concurso. Mas somente pode votar uma vez em cada boteco. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.

Para saber mais sobre o evento, ver fotos, e galeria dos ganhadores entre no site http://www.comidadibuteko.com.br/

terça-feira, 29 de março de 2011

Restaurante Tróia

Na semana passada, tive o prazer de receber o Cônsul da Alemanha, William O’dwyer, e o Diretor de Turismo de Goiânia, José Luiz Uzêda, para um almoço no Restaurante Tróia. Dentre os diversos assuntos que discutimos, estão as ações a serem desenvolvidas para o jogo entre Brasil e Holanda aqui na Capital. Está em andamento uma parceria entre as embaixadas da Alemanha e Holanda que vai desenvolver atividades culturais e gastronômicas na cidade.

Sobre o Restaurante Tróia faço apenas elogios. A arquitetura é moderna e o espaço é amplo. São dois ambientes bem distribuídos e agradáveis, que propiciam um bom lugar para jantares ou para tomar um chope com amigos. Na ocasião, pedi a famosa Torre de Robalo do Tróia, especialidade da casa. O peixe estava delicioso e o tempero único. Excelente opção para quem aprecia boa culinária e carta de vinhos diferenciada.

O Restaurante Tróia fica Av. 147 c/ 137 nº 42, Setor Marista








quinta-feira, 24 de março de 2011

A Páscoa está chegando, os ovos de chocolate já começam a ganhar seu espaço nos infinitos corredores dos supermercados, são várias as opções que chegam a nos dar água na boca. Entrando nesse clima gostoso, o VEM COMER está com uma nova Promoção Especial, desta vez ele vem como ajudante do coelhinho da Páscoa e vai sortear um Ovo de Páscoa. O ovo de páscoa da DI ANJU pesa 5 kg do melhor chocolate. Ninguém vai querer ficar fora dessa promoção, então não perca tempo, clique aqui e faça seu cadastro nessa promoção que além de especial é uma delícia.



Fotos Miguel Vasconcelos


sexta-feira, 18 de março de 2011

Receita Exclusiva - André Barros


A pedido do blog VemComer, o renomado chef André Barros, que agora comanda o badalado Belisquê, preparou uma receita exclusiva e especial para nossos leitores.


Aproveitem!



Filé recheado com cogumelos silvestres ao molho de mostarda dijon

Preparo

1 kg de filé mignon aberto em manta.
Abra o filé em seis porções iguais. Tempere com sal e pimenta do reino.
Grelhe no azeite. Reserve.
Recheie com o refogado de cogumelos.
Enrole em espiral - como rocambole - e feche com palitos de dente.
Leve à geladeira para resfriar.
Corte em quatro fatias grossas e leve ao forno pré-aquecido a 200° C, numa assadeira previamente untada com azeite de oliva.
Asse por 10 minutos.


Recheio

200g - shiitake fresco
200g - shimeji fresco
200g - champignon paris fresco
5 dentes de alho picado
50g - manteiga
sal e pimenta do reino moída na hora.
azeite de oliva
Derreta a manteiga e doure os cogumelos cortados em tiras.
Refogue e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.


Molho

250ml - caldo de galinha
250ml - creme de leite fresco
30g - manteiga
30g - farinha de trigo
1 colher de sopa - mostarda dijon

Aqueça a manteiga e misture a farinha de trigo, fazendo um "roux". Reserve. Leve ao fogo o caldo de frango, o creme de leite e o roux mexendo bem até engrossar. Finalize o molho ajustando o sal, adicionando a pimenta do reino e a mostarda dijon. Sirva sobre os cortes da carne.


Bom apetite!


quinta-feira, 17 de março de 2011

BRASIL SABOR 2011 - INSCRIÇÕES

Até o dia 05 de Abril, restaurantes, bares e chefs de cozinha de todo o Brasil podem se inscrever no maior festival gastronômico do país, o “Brasil Sabor 2011”. O festival promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com as 27 seccionais e 19 regionais de todo o país, será realizado este ano entre os dias 28 de abril a 29 de maio.

O tema desta, que é a 6° edição será “À mesa, o Brasil é hexa”, uma alusão aos preparativos do setor gastronômico para a Copa de 2014.


As inscrições em Goiânia podem ser feitas pelo telefone da Abrasel -GO. Os inscritos deverão criar um prato inédito e específico para o evento, que ficará disponível para os clientes durante um mês. “Os pratos devem ter inspiração na culinária da região e um preço diferenciado”,Não há competição entre os participantes. Neste sentido, o circuito nacional funciona como uma forma de divulgar a culinária de cada região e o trabalho dos estabelecimentos.



Para participar, o restaurante deve ser associado à Abrasel.


ABRASEL GO
Rua 247 nº40 Qd.35 Lt76E Sl.11 - Setor Coimbra
Goiânia - Goiás - CEP: 74530-530
Tel./fax (62) 3293 5493 / (62) 3941 3200 e (62) 3095 3277
E-mail: abraselgo@abrasel.com.br / secretariago@abrasel.com.br
Atendimento de segunda à sexta-feira de 9 às 18h.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Empório Piquiras


Na semana passada visitei um dos pontos de encontro mais tradicionais de Goiânia, o Empório Piquiras. De fato, o lugar já faz parte da cultura da cidade servindo como referência gastronômica e em vinhos. Seja para um jantar de negócios, ou happy hour com amigos, o Empório Piquiras é sempre uma boa pedida.

O ambiente é agradável e aconchegante. Tanto no Shopping Buena Vista, quanto no Bougainville, a dica é degustar o famoso Espumante Piquiras (que além de boa qualidade tem bom preço) acompanhado de um delicioso petisco! Os pastéis de carne com pequi devem ser experimentados!

Os sanduíches são destaques da casa. Preparados em pão de produção própria e ingredientes finos, eles são outra boa pedida. O Empório também se destaca pela variedade de produtos importados. De chocolates suíços a utensílios para a casa. Tudo de muito bom gosto e cuidadosamente selecionado.

Em entrevista para o site do Piquiras, a proprietária Maria Alice explica o sucesso do lugar:

“1. Conte-nos como o Piquiras tornou-se tradição gastronômica do Centro-Oeste.

Temos a grande preocupação de manter a excelência dos pratos em todas as nossas unidades, sem deixar de lado a fidelidade ao cardápio. Além disso, nossos profissionais são treinados e capacitados para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes.

2. Quais os principais fatores para que os Empórios seguissem o mesmo sucesso dos Restaurantes do Grupo?

A nossa constante busca pelas principais tendências gastronômicas no mundo fez com que identificássemos a necessidade de um lugar na cidade onde as pessoas pudessem encontrar, por exemplo, diferentes tipos de pães, produtos orgânicos, etc. Sendo assim, criamos o Empório com o diferencial de ter um lugar específico para a degustação dos mais variados tipos de vinho.”


Leopoldo Veiga Jardim


CONFIRA os melhores BARES BADALADOS de Goiânia






sexta-feira, 11 de março de 2011

CHEFF KNUT e CULINARIA ALEMÃ

CHEF KNUT

O pequenino restaurante nasceu em dezembro de 2009, decorrente da inquietude de Knut Ratschiller - 49 anos, chef de cozinha, nacionalidade alemã - que literalmente não consegue ficar sem mexer nas panelas por muito tempo. De mãe alemã e pai italiano, apaixonado pela culinária desde a adolescencia, iniciou a profissão ainda jovem, engatinhando as primeiras experiências na cidade de origem Bozen-Itália, fronteira da Austria. Ha mais de 25 anos exerce a amada carreira na categoria internacional, tendo percorrido diversos países, como: Alemanha, Itália, Suíça, Franca, Espanha, México, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Singapura, entre outros. Atualmente, reveza seu tempo permanecendo seis semanas na terra e seis semanas em algum pais estrangeiro, em alto mar, chefiando a cozinha de navios de cruzeiros por varias partes do mundo, tal qual sempre sonhou.
Há mais de três anos, cativado pela cidade de Goiânia e por sua esposa, aqui se instalou. Contudo, Knut não resistiu em passar esse intervalo, entre as viagens periódicas para o exterior, sem com partilhar com os amigos, agora clientes-amigos, as infinitas possibilidades e o prazer de comer bem. Apesar do conhecimento e experiência com a culinária de diversos países e regiões do mundo, o chef optou por apresentar aqui a cozinha alemã, com toque internacional, em homenagem a sua origem, contribuindo assim, para expandir parte da cultura gastronomica Germânica em nossa terra Goiana, sempre trazendo novidades do mundo afora.




A CULINÁRIA ALEMÃ

A cozinha alemã varia muito de uma região para outra. Lá, a culinária é associada a pratos substanciosos, com muita salsicha, carne de porco - a mais popular-, além de tortas e bolos tentadores. Mas, com a apresentação de pratos mais leves e refinados, há duas décadas que esta imagem vem sendo mudada, o que não abafa o cardápio e os ingredientes tradicionais, com uma produção de 1500 tipos de salsicha, além de uma variedade enorme de queijos e presuntos.

As regiões sudoeste, Bavária e Suabia, compartilham muitos pratos da sua culinária com os países vizinhos ao sul, Suíça e Áustria. Ao oeste, a culinária francesa tem influência maior, enquanto que as regiões ao leste da Alemanha têm em comum com a comida do Leste Europeu, onde há influência escandinava nas regiões costeiras do nordeste.
Depois do porco, as carnes mais consumidas são a de frango, vitelo, gado, javali e veado – as duas últimas, em geral, provenientes da caça. Há, ainda, variedades de almôndegas de carne, batata e farinha (Knödel), sem contar os tipos de massas Spätzle e Schupfnudeln servidos como acompanhamento.
O queijo e a manteiga também fazem parte da alimentação diária, a necessidade de se alimentar com estes produtos, muitas vezes considerados pesados pelos brasileiros, se dá pelos longos invernos e a experiência dos tempos difíceis de guerra e pós-guerra. Hoje, a culinária alemã procura ser mais leve e saudável.



AS CERVEJAS
As cervejas germânicas são bem conceituadas por sua qualidade, sabor e influenciam ate hoje a cultura deste pais. Não e a toa que os alemães são os criadores da famosa Lei da Pureza Alemã de 1516, a “Reinheitsgebot”, que define os ingredientes aceitos para cervejas: água, malte de cevada e lúpulo. Descoberto apenas no século XIX por Louis Pasteur, o fermento é o quarto item permitido por esta lei, tida como a primeira norma de proteção ao consumidor vigente até hoje. No total, existem cerca de 1350 cervejeiras alemãs, produzindo mais de 5000 marcas de cerveja.
O Chef knut, acompanha esta tradição e oferece aos clientes em torno de 25 marcas de cervejas germânicas, escolhidas entre as mais conhecidas e apreciadas da Alemanha.

SOBREMESAS

Uma grande variedade de tortas e bolos está presente por todo o país e normalmente são feitos com fruta fresca, como maçã, ameixa, morango e cereja. Sorvetes também são bastante populares. Assim, no “Chef Knut”, seguindo a tradição germânica e servido o saboroso Apfelstrudel, sobremesa altamente consumida especialmente na região da Bavaria. Provinda da culinária Austiaca, o “strudel” como comumente conhecido na Alemanha, se incorporou a culinária germânica se associando a tradição culinária deste pais.

Edna Gomes


quarta-feira, 9 de março de 2011

Belisquê Art Chopp



Com ar descolado e design moderno, o Belisquê é um destaque da cidade. Chope Heineken geladíssimo, petiscos diferentes e localização privilegiada são a combinação de sucesso do lugar.



Comandada pelo premiado chef André Barros, a cozinha é impecável e oferece petiscos deliciosos! Num ambiente muito agradável, com música tranqüila e excelente atendimento, é impossível resistir, mesmo sem muita fome, aos famosos Solitos.


Solitos são porções individuais dos melhores beliscos. Além do bom preço, estas porções permitem que se degustem diferentes pratos, ao invés de pedir apenas um tipo!


Os destaques da casa são: a Batata do Sertão (com picadinho de lingüiça sertaneja e raspas de provolone), o Bolinho de Galinhada e a especialidade do chef o Queijo Coalho com melaço especial!
O Belisquê fica no Edifício Aton, na Praça do Sol, Setor Oeste.
Vale a pena conferir!

Leopoldo Veiga Jardim

sexta-feira, 4 de março de 2011

Muito além do pequi

Internacionais ou regionais, clássicas ou tradicionais. Conheça um pouco dos menus que a capital goiana tem a oferecer e delicie-se também.É difícil pensar a gastronomia produzida em Goiânia, em pleno Cerrado, sem o forte e marcante sabor do pequi. Ok, não é que os profissionais da cidade deixaram o fruto de lado, mas é preciso saber também que existe uma vibrante e ascendente vida gastronômica em solo goianiense.
Para isso, preparamos um rápido roteiro de restaurantes, que evidencia este potencial.

CONTEMPORANE

Se a pedida é uma cozinha de sabores mais leves, porém com personalidade bem definida, o lugar é o Contemporane. Com uma excelente carta de vinho, o lugar é um dos mais charmosos de Goiânia. Muitas plantas e uma piscina conferem ar de exclusividade ao ambiente sofisticado e aconchegante, que é também uma degustação visual.“A simplicidade é o nosso atrativo, porém buscamos também a inovação”, descreve a chef Flora Lopes ao apresentar sua cozinha. Há nove anos, ao ser inaugurada, a casa foi introdutora do arroz integral entre os bons restaurantes da cidade. Desde então, o uso deste cereal entrou de vez para diversos menus em Goiânia.A comandante da cozinha, que, quando criança, preferia ganhar panelas a bonecas, destaca no cardápio um fettuccine, ao perfume de azeite e manjericão, sobreposto com bacalhau cozido no leite e, posteriormente grelhado, o que garante textura e umidade ao peixe. O prato reflete a personalidade do lugar. “É um mix de sabores contemporâneos, porém com brasilidade”, define a chef.

Cheff Flora
Contemporane (Avenida T-12, esquina com T-37, nº 31. Telefone: 62 3278 3930).

BELISQUÊ

Novidade na capital goiana, o Belisquê tem como maestro e idealizador o chef mais pop da cidade, André Barros. Inaugurado no início de novembro, a casa é um case de sucesso. Como o próprio nome explicita, a especialidade são os petiscos. Mas não se trata de quaisquer belisquetes. Para acompanhar “o chope mais cremoso e gelado da cidade”, nas palavras de Barros, é um disquinho com molho de tomates frescos e manjericão e a linguiça caipira com cebola dourada na manteiga de garrafa e pimenta de dedo de moça flambada na cachaça. De um sabor único. O cardápio inclui uma boa novidade, os solitos, versões reduzidas das porções de petiscos, na medida para quem for até lá e estiver sozinho.
Belisquê (Ed. Athon, Praça do Sol, Setor Oeste. Telefone: 62 3932 1701)

ARMAZÉM DO SABOR

Mas se a intenção é mergulhar fundo mesmo nos pratos regionais goianos, o endereço certo é o Armazém do Sabor. Trata-se de um restaurante diferenciado, localizado na GO-020. Apesar de estar no município de Bela Vista, fica a apenas 20 minutos de Goiânia. O ambiente é pensado por William Hanna, arquiteto e um dos sócios, como uma casa rural, em meio à vegetação do Cerrado. Tudo é trabalhado com paredes de tijolinhos à vista, barro, madeira e vidro, com direito a um belo espelho d’água na parte externa.Lá você pode degustar um maravilhoso bolinho frito de arroz com queijo de minas curado e castanha de baru. Comece pela salada de guariroba, que é cuidadosamente fervida e temperada com alho, cebola, pimenta limão e vinagre balsâmico. Na sequência, aposte na caranha assada com a farofa especial da casa, um dos pratos mais pedidos, como aponta a chef Analu Ribeiro. Para ter a certeza de ter experimentado o sabor mais tradicional de Goiás, prove também o frango caipira, ao molho com pequi, quiabo frito e polenta.
Armazém do Sabor (GO-020, Km 44. Telefone: 62 3251 3887)

UNIQUE

Com localização privilegiada e vista para o belo (e novíssimo) Parque Flamboyant, o Unique é o lugar ideal se a busca for pela cozinha italiana contemporânea, principalmente, para quem procura boas massas e uma excelente carta de vinhos. Com sofisticação que une, na decoração, elementos de madeira, vidro e um ótimo projeto luminotécnico, é um dos top 3 entre os melhores restaurantes da cidade. O Cardápio do Unique fica a cargo do chef Mickael Sintes. Ele diz que troca informações com culinárias de vários países.O convívio com a família em Marselha e com sua avó italiana foi fundamental para consolidar sua preferência pela comida mediterrânea. Mas os parentes no Brasil e as viagens feitas pelo mundo sempre ampliaram as possibilidades na direção de uma “gastronomia do diálogo”. O prato principal envolve a combinação entre lagosta, vieira e camarão grelhados, regados com redução de balsâmico, elemento típico da culinária mediterrânea. Como acompanhamento, ele trilhou na direção da culinária italiana com um leve risoto de aspargos frescos e delicadas pétalas de tomate confit. De sobremesa, a fantástica Cascata Mascarpone, com frutas vermelhas, regada com queijo Mascarpone e Cointreau.
Unique (Rua 46, Q-C2, L-E1, Parque Flamboyant, Jardim Goiás. Telefone: 62 3281 4444)

MATA-HARI

Cada vez mais presente na cidade, a tendência cosmopolita se confirma no Mata-Hari, aberto há dois meses, num ambiente com a rusticidade oriental, que une bambu e palha, com iluminação intimista. Tudo tão bem planejado que é como viajar à Tailândia, de fato. A cozinha, extremamente elaborada, é fruto de estudo com pratos de 15 países orientais, dos simples aos exóticos. “Temos muitos restaurantes japoneses e chineses por aqui. Nossa intenção é ir além e oferecer sabores realmente novos ao público”, defende o chef Ângelo Carlos. Nesta Babel de sabores, a sugestão é o caril de camarão, prato com forte sotaque tailandês. É servido em um abacaxi, com farto molho e arroz de coco, com tomate cereja, gergelim, capim-santo e, claro, um tanto apimentado.
Mata-Hari (Rua 139, nº 35, Setor Marista. Telefone: 62 8575 9285)

CHEF KNUT

Batizado com o nome do proprietário, o bistrô Chef Knut não poderia se chamar de outra forma. O cozinheiro alemão é uma personalidade das mais interessantes da cena gourmet em Goiânia. O chef comanda o restaurante em temporadas, pois trabalha em cruzeiros. Em sua estadia fora, quem assume as caçarolas é o chef suíço Freddy Rothen. O ambiente é charmoso, pequeno como convém a um bistrô, e moderno. O chope vem na temperatura ideal, em canecas tipicamente alemãs. A comida possui sotaque internacional e é surpreendente.Não deixe de pedir as tradicionais salsichas alemãs, preparadas pelo próprio Knut Ratschiller, com destaque para o spatzle , massa típica preparada na manteiga com parmesão, que é servida com espinafre, e o joelho de porco, acompanhado de chucrute e batata. Para harmonizar, o menu possui 25 rótulos de cervejas, todas germânicas, escolhidas a dedo pelo chef que entende muito bem do assunto.

Cheff Knut

Chef Freddy

Chef Knut (Rua 139, nº 377, Setor Marista. Telefone: 62 3945 4468)

Edna Gomes