sexta-feira, 11 de março de 2011

CHEFF KNUT e CULINARIA ALEMÃ

CHEF KNUT

O pequenino restaurante nasceu em dezembro de 2009, decorrente da inquietude de Knut Ratschiller - 49 anos, chef de cozinha, nacionalidade alemã - que literalmente não consegue ficar sem mexer nas panelas por muito tempo. De mãe alemã e pai italiano, apaixonado pela culinária desde a adolescencia, iniciou a profissão ainda jovem, engatinhando as primeiras experiências na cidade de origem Bozen-Itália, fronteira da Austria. Ha mais de 25 anos exerce a amada carreira na categoria internacional, tendo percorrido diversos países, como: Alemanha, Itália, Suíça, Franca, Espanha, México, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Singapura, entre outros. Atualmente, reveza seu tempo permanecendo seis semanas na terra e seis semanas em algum pais estrangeiro, em alto mar, chefiando a cozinha de navios de cruzeiros por varias partes do mundo, tal qual sempre sonhou.
Há mais de três anos, cativado pela cidade de Goiânia e por sua esposa, aqui se instalou. Contudo, Knut não resistiu em passar esse intervalo, entre as viagens periódicas para o exterior, sem com partilhar com os amigos, agora clientes-amigos, as infinitas possibilidades e o prazer de comer bem. Apesar do conhecimento e experiência com a culinária de diversos países e regiões do mundo, o chef optou por apresentar aqui a cozinha alemã, com toque internacional, em homenagem a sua origem, contribuindo assim, para expandir parte da cultura gastronomica Germânica em nossa terra Goiana, sempre trazendo novidades do mundo afora.




A CULINÁRIA ALEMÃ

A cozinha alemã varia muito de uma região para outra. Lá, a culinária é associada a pratos substanciosos, com muita salsicha, carne de porco - a mais popular-, além de tortas e bolos tentadores. Mas, com a apresentação de pratos mais leves e refinados, há duas décadas que esta imagem vem sendo mudada, o que não abafa o cardápio e os ingredientes tradicionais, com uma produção de 1500 tipos de salsicha, além de uma variedade enorme de queijos e presuntos.

As regiões sudoeste, Bavária e Suabia, compartilham muitos pratos da sua culinária com os países vizinhos ao sul, Suíça e Áustria. Ao oeste, a culinária francesa tem influência maior, enquanto que as regiões ao leste da Alemanha têm em comum com a comida do Leste Europeu, onde há influência escandinava nas regiões costeiras do nordeste.
Depois do porco, as carnes mais consumidas são a de frango, vitelo, gado, javali e veado – as duas últimas, em geral, provenientes da caça. Há, ainda, variedades de almôndegas de carne, batata e farinha (Knödel), sem contar os tipos de massas Spätzle e Schupfnudeln servidos como acompanhamento.
O queijo e a manteiga também fazem parte da alimentação diária, a necessidade de se alimentar com estes produtos, muitas vezes considerados pesados pelos brasileiros, se dá pelos longos invernos e a experiência dos tempos difíceis de guerra e pós-guerra. Hoje, a culinária alemã procura ser mais leve e saudável.



AS CERVEJAS
As cervejas germânicas são bem conceituadas por sua qualidade, sabor e influenciam ate hoje a cultura deste pais. Não e a toa que os alemães são os criadores da famosa Lei da Pureza Alemã de 1516, a “Reinheitsgebot”, que define os ingredientes aceitos para cervejas: água, malte de cevada e lúpulo. Descoberto apenas no século XIX por Louis Pasteur, o fermento é o quarto item permitido por esta lei, tida como a primeira norma de proteção ao consumidor vigente até hoje. No total, existem cerca de 1350 cervejeiras alemãs, produzindo mais de 5000 marcas de cerveja.
O Chef knut, acompanha esta tradição e oferece aos clientes em torno de 25 marcas de cervejas germânicas, escolhidas entre as mais conhecidas e apreciadas da Alemanha.

SOBREMESAS

Uma grande variedade de tortas e bolos está presente por todo o país e normalmente são feitos com fruta fresca, como maçã, ameixa, morango e cereja. Sorvetes também são bastante populares. Assim, no “Chef Knut”, seguindo a tradição germânica e servido o saboroso Apfelstrudel, sobremesa altamente consumida especialmente na região da Bavaria. Provinda da culinária Austiaca, o “strudel” como comumente conhecido na Alemanha, se incorporou a culinária germânica se associando a tradição culinária deste pais.

Edna Gomes


Um comentário:

D. Lopes disse...

Oi, gente! Como fãs da culinária alemã, que tal participar de uma promo super apetitosa? Ajude-nos a escolher o nome da nova competição gastronômica da Festa Pomerana e concorra a um kit de embutidos da marca Olho! http://twitpic.com/7cip8d