quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entre os dias 9 e 12 de agotos acontece o VII Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis – Goiás




Além do Festival Gastronômico e Cultural, acontece também a primeira Festa do Vinho em Pirenópolis, uma parceria da Goiás Turismo e do Governo do Estado, com apoio da prefeitura local.

Com um viés sócio-ambiental, o VII Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis contará com temas contemporâneos a respeito do assunto com total apoio de chefes e restaurantes, pautados com o mais contemporâneo dos temas: a responsabilidade.

A origem dos alimentos, o impacto ao meio ambiente e a valorização da comunidade produtora dos insumos devem ser buscados pelos empresários do setor gastronômico, sendo compromisso do evento em sua programação.

O evento contará com três temas principais: a sustentabilidade a partir da valorização dos alimentos produzidos de forma responsável, orgânicas ou naturais, com aproveitamento dos subprodutos; a cozinha tradicional com a elaboração de novas receitas com base da história da sociedade, enriquecendo, desse modo, a experiência dos visitantes; e o cerrado, utilizando os frutos e especiarias do cerrado, valorizando a cozinha e o ecossistema local.

Festival Gastronômico

Pirenópolis é um dos destinos mais procurados no turismo em Goiás. Além de suas paisagens, arquitetura e cachoeiras, a gastronomia local é destaque.

Com a universidade de gastronomia, Pirenópolis possui novos profissionais em seus restaurantes. Com suas propostas e conceitos diferenciados, O Festival pretende envolver todos os restaurantes tradicionais da cidade, os quais terão seus chefes incluíram em seus cardápios novos pratos inspirados na culinária goiana especialmente para o evento.

VII Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

Em todas as edições do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis a cidade recebeu chefes renomados da culinária brasileira e internacional de outros estados, entre eles Alex Atala, que esteve na última edição do evento em 2011. A ideia é aprimorar a culinária local com a interação dos profissionais da cidade com os experientes chefes de outros estados.

O Festival desse ano terá a participação das premiadas chefes da culinária brasileira Mara Selles e Helena Rizzo e ainda dos renomados chefes de cozinha Aly Oliveira, André Frazão, André de Barros, Angelo Carlos, Dani Andrade, Diego Badaró, Diego Lozano, Emiliana Azambuja, Humberto Massa, Marcus Costa, Mariana Rodrigues, Wanderson Medeiros e Tatiana Mendes.

Cada restaurante de Pirenópolis estará recebendo um chefe de outra cidade para fazer um menu especial que poderá ser apreciado pelos visitantes durante o evento. A proposta é utilizar pelo menos um ingrediente típico do cerrado, revisitando a culinária tradicional goiana.

Cozinha Show e Oficinas

Em uma espécie de “circo gastronômico”, a Cozinha Show contará com palco, arquibancada, sonorização, filmagem e transmissão simultânea das aulas e palestras em uma estrutura que promove a interação do público e dos estudantes de turismo e gastronomia com os chefes de cozinha.

As aulas serão em cozinha aberta, montada ao centro e rodeada por arquibancadas para haver completa interação com o público que poderá aprender e degustar. Na edição deste ano a cozinha show terá pelo menos 11 apresentações com chefes que prepararão pratos salgados, doces e apresentarão os resultados diferenciados.

As oficinas do festival serão divididas em três categorias diferentes: Oficinas Acadêmicas de caráter educativo, comandadas por chefes convidados para o evento, que têm como objetivo o desenvolvimento intelectual e cultural, a ampliação do conhecimento, técnicas e procedimentos em cozinha de alunos e professores, dentro do contexto curricular do curso; Oficinas Profissionais, que serão realizadas nas cozinhas dos restaurantes parceiros do evento e envolverão temas como: serviço de maitre, dimensionamento de cardápios, arrumação de mesas, apresentação de pratos, preparo de molhos, saladas e massas, programa de alimento seguro, entre outros; e Oficinas para as Merendeiras, que objetiva capacitar as merendeiras para a produção de merenda escolar dentro dos requisitos legais que garantem a segurança alimentar, o que inclui (mas não se limita) aos temas: manipulação de alimentos, higiene pessoal e higiene alimentar.

Pirilimpo

Visando uma correta gestão dos resíduos sólidos durante o evento, será realizado o projeto Pirilimpo ao longo do festival. Para o projeto, serão contratados catadores de lixo, que serão identificados por seus uniformes, da cidade para promover a limpeza das ruas o centro histórico. Além de manter o ambiente limpo e agradável para os visitantes e moradores da cidade, a iniciativa servirá de exemplo de educação ambiental com suas práticas corretas de convivência entre as pessoas que estarão em Pirenópolis.

Piquenique Gourmet

Na área às margens do Rio das Almas a atividade inédita do Festival, o Piquenique Gourmet, acontecerá no domingo antes da show de encerramento. O evento será coordenado por um dos chefes convidados do Festival e preparado por alunos do cuso de gastronomia da UEG Pirenópolis. Além disso, está prevista uma apresentação musical para abrilhantar e começar bem o Piquenique Gourmet no Festival Gastronômico e Cultura de Pirenópolis.

Shows

As atrações musicais serão distribuídas em dois pontos estratégicos da cidade, um na Rua do Lazer, principal ponto gastronômico de Pirenópolis e outro na Ponte de Pedra para os shows locais.

No palco principal, atrações do eixo Goiânia-Brasília abriram as apresentações dos dias 10 e 11. Mais tarde, a música fica por conta das atrações brasileiras do Jazz instrumental.

Na tarde de domingo (12), o mesmo palco será o local das apresentações de encerramento shows de estilos musicais variados.

VII Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis
Local: Pirenópolis.
Data: de 09 a 12 de agosto de 2012.
Mais informações: http://www.gastronomicopirenopolis.com.br/

Nenhum comentário: