domingo, 20 de junho de 2010

TOUR GASTRONÔMICO POR SAMPA ( Restaurantes na Cidade de São Paulo )

Eu fiz um tour Gastronomico por São Paulo e é realmente uma festa. A noite paulistana está a todo vapor. O primeiro restaurante que fui conhecer foi o Cantaloup em rua cercada por vários bares, destaca-se pela arquitetura moderna e imponente. Oferece um cardápio bem interessante com entradas, pratos principais e sobremesas. Eu degustei um carpaccio de anchova negra defumada com aspargos e creme azedo. No paladar, uma mistura de aromas. Este restaurante fica no Jardim Europa.

O Bistrô Marcel uma casa tradicional e que vale a pena ir para quem está hospedado em algum hotel nos jardins e quer caminhar e achar um local bacana e comer bem eis o lugar.Para entrada eu pedi uma salada de tomates confitados, pinoli, manjericão e pó de queijo branco. Não deixe de experimentar o filé mignon ao vinho do porto e foie grãs, com purê de batatas ao funghi porcini. É dos Deuses. A casa fica na rua da consolação na Cerqueira Cézar.

O Dui da chef Bel Coelho é um lugar sofisticado mas o cardápio da casa não me impressionou. O garçon me sugeriu uma massa para acompanhar com o vinho que estava tomando. Um capelleti de brie com alcachofras não estava bom. A massa não estava ao dente e as alcachofras não estavam frescas. A casa fica na Alameda Franca, Jardim Paulista.

Adorei o Aji que tem a estrela da casa o chef boliviano Checo Gonzales a sua cozinha é uma viagem contemporânea aos sabores da América Latina. O maitre me sugeriu o famoso atum selado sobre ragu de camarões em perfume de bacon. Muito bom. Fica na Bela Cintra.

O restaurante Cezano é o antigo Sophia que agora mudou de nome mas continua a gerenciar as caçarolas a chef Fabiana Cezana. Lá, tem um menu simples mas de aroma e sabor único. O picadinho com arroz, feijão e farofa de ovo. Excelente! Fica na Cerqueira Cézar.

O tradicional restaurante La Tambouille, tem ambiente elegante e o cardápio é franco-italiano. A casa pertence ao restauranteur Giancarlo Bolla. O camando de sua cozinha fica a cargo do italiano Augusto Piras. A sugestão do garçon foi bem acertada o tagliatelle servido com cavaquinha, camarão, robalo e minilulas. Fica na nove de julho no jardim Paulista.

O gardênia Restô comandado pela chef Marina Moraes que fica na praça dos Omaguás/ Pinheiros A decoração é cool fica perto da Fenac muito interessante o lugar. Não deixe de pedir o lombo de cordeiro ao molho de vinho do porto guarnecido de risoto de tomilho acompanhado de um belo tinto encorpado. Adorei este lugar!

O Budha Bar que reabriu em abriu com decoração descolada o cardápio leva a assinatura do prestigiado chef Francês Erick Jacquin. É um lugar muito bacana, gente bonita. Prepare o seu bolso, Tudo é muito caro. No fim da minha viagem já tinha gasto o que havia planejado. Mas quando sentei a mesa, fui além do que eu podia pedi um cordeiro guarnecido de risoto de cogumelo-de-paris. Maravilhoso!

Kinoshita um restaurante japonês incrível comandado pelo famoso chef Tsuyoshi Murakami fiquei embriagada pelo seu trabalho. Nada mais incrível do que degustar o camarão empanado ao molho de maçã verde. Sensação única no paladar. Nada melhor do que pedir um saque antes. Fica na vila nova conceição. Incrível.

Para recarregar as energias, no final de noite no baixo augusta tem um bar bacana de descolados o Barão de Itacaré. A cozinha fica aberta até altas horas. Para matar a fome, peça um sanduíche de carne louca. O cardápio de cervejas importadas é bem interessante. Fica no jardim Paulista.

O bar Volt que é preferido dos gays moderninhos. O atendimento é cruel, mas o som que fica a cargo de DJs conhecidos e é fantástico. Fica na Haddock Lobo na cerqueira Cezar. Não tente tomar um drinque demora horas, fique na cervejinha.

Por fim, não poderia deixa de falar do Maní comandado pela excelente chef Helena Rizzo o interessante é que ela fica na cozinha dando duro com a mão na massa, comandando tudo. E isso faz toda a diferença. A comida é um espetáculo. O que não gostei foi os guardanapos de e jogos americanos de papel. Me fez lembrar uma amiga que detesta isso. As cadeiras são desconfortáveis. Mas come-se muito bem!. O couvert já vale a pena um biscoitão alto, bolinhas de queijo de cabra e a manteiguinha com flor de sal por cima. Não deixe pedir o foie cremoso envolto em “envelope” gelatinoso e ligeiramente ácido e frutado, com um pedacinho de torrada crocante, o pinolli. Afff! Demais!! Fiquei apaixonada pelo lugar. Fica na Joaquim Antunes.
por EDNA GOMES

Um comentário:

Ricardo Orsini disse...

Tudo na Joaquim Antunes é muito bom, mas concordo que o Mani é realmente excelente. O ambiente é bem simples (não parece promissor), mas a comida é das melhores de São Paulo.