domingo, 20 de junho de 2010

ENTREVISTA COM A CHEF TATIANA MENDES

Qual é sua linha de atuaçao na gastronomia?
Sou uma chef em formação! Ainda não sigo uma única linha gastronômica.
Adoro estudar tenho mais de 60 livros de gastronomia, assino as principais revistas, assisto vários programas de TV e sempre que posso viajo para aprender cada vez mais. Já tenho três viagens marcadas para estuda: Mesa Tendencia (SP/ outubro), Cook, Eat, Drink, Live (NY - novembro) e Curso de 3 semanas em janeiro na ICIF - Itália onde pretendo levar 20 alunos comigo.
Me reverencio a gastronomia clássica francesa, porem atualmente ando com os dois pés na cozinha de vanguarda dominada pelos espanhois! Sou a favor do conhecimento aprender nunca é demais e certamente este boom de informações que estou adquirindo vai ajudar a formar a minha linha de atuação.

O seu trabalho é bem contemporaneo. Como desenvolveu tua técnica?
Minha técnica na realidade é um mix das técnicas que aprendi! Num único prato reuno gastronomia clássica e molecular que resulta num prato representante da cozinha de vanguarda.
Acredito nas novas tendência adoro os técnicas moleculares que aprendi com o Chef Kaká Silva, mas o que realmente anda me encantando são as preparações feitas no sous vide . As técnica de cozimento em baixa temperatura e a vacuo tão um resultado perfeito uma verdadeira festa para paladar!!!

Como é a receptividade do personal chef em goiânia?
As pessoas adoram a ideia de ter um chef particular, seja por um dia ou por um período. Hoje vivemos um momento gourmet, nunca se falou e valorizou tanto comer e beber bem.
Claro que nem sempre as pessoas aceitam pagar o valor de mercado... mas aos poucos eu e os demais colegas de trabalho vamos conquistando o no espaço.
Os restaurantes em Goiânia se preocupam com o treinamento de toda a brigada de cozinha?
Infelizmente não. No Brasil ainda tem a cultura que qualquer um serve para trabalhar na cozinha. Na realidade qualquer pessoa pode trabalhar na cozinha des que tenha o principal pré requisito: GOSTAR DO AMBIENTE DA COZINHA!
Claro que se especializar na área é importante, mas o gosto pela cozinha não se aprende... acredito que a gente já nasce com ele, e um belo dia ele resolve se "rebelar"!! rsrsrs...

O que é personal Kitchen stylist?
Adoro este trabalho!!!! Nada mais é que ajudar na montagem de uma cozinha, isto inclui desde os móveis até os utensílios. Escolho tudo de acordo com o perfil do cliente, pois tem gente que adora receber os amigos mas nao cozinha... já tem pessoas que curtem cozinhar adoram saber quais são as novidades que tem no mercado. Para estes dois tipos de clientes consequentemente temos dois tipos de cozinha diferente.

Vc é autora do transforme a sua cozinha numa sala de aula. Me fale deste projetoComo funciona as suas aulas show?
Muitas pessoas querem aprender a cozinhar mas não gostam da ideia de se matricular numa escola, vendo este nixo de mercado comecei a dar aulas particulares. Monto turmas de grupos de amigos e realizo as aulas na própria cozinha do cliente.
Também trabalho muito com aula show! São aulas em eventos, ensino receitas para um auditório! Confesso que sou uma chef "estabanada" e como tudo acontece ao vivo... alem de cozinhar sempre dou boas risadas!

Qual o seu olhar feminino para a Gastronomia...
Como dia minha querida aluna Frabrina... minha cozinha é totalmente rosa!!! rsrsrs...
Transformo a minha cozinha num palco igual os da minha época de bailarina clássica!!! Acredito que se você não respeita a cozinha como um atelié, você não é digno de frequentar aquele espaço!
Adoro cores, admiro a leveza que elas trazem para as preparações. Também gosto de decorar os pratos de forma delicada não curto preparações em grande escala, prefiro pratos minimizados, pois assim tenho certeza do que o cliente esta comendo.

Bem... acho que é isto!!!

Entrevista por EDNA GOMES

Nenhum comentário: