quarta-feira, 8 de julho de 2009

Festivais Gastronômicos

A Natureza é o cenário perfeito que atrai milhares de turistas ao Estado de Goiás, que buscam o turismo de aventura, negócios, tranquilidade, cachoeiras exuberantes e uma das gastronomias mais exóticas do Brasil.

O mundo conheceu as delícias de Goiás através dos Festivais Gastronômicos, que se tornaram um elemento fundamental que tem fomentado a busca pela inovação e a criatividade, alavancando o “Turismo Gastronômico”.O intercâmbio cultural entre os mais respeitados chefes de cozinha do Brasil e suas experiências culinárias adquiridas pelo mundo aliadas a ingredientes naturais do cerrado goiano, fez surgir uma combinação deliciosa, que tem conquistado o paladar de todos que passam por Goiás.

Investir na Gastronomia, principalmente em eventos que levam essa temática tem sido prioridade de muitas empresas, pois sabem que o retorno é certo.Festivais como os de Pirenópolis, São Simão, Nova Veneza, Anápolis, Alto Paraíso e o Festival Alemão, retratam esse mercado em ascensão e que tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos.


De acordo com o International Congress and Convention Association o Brasil ocupa uma posição de destaque na organização de grandes eventos, saindo de 12º para 7º em apenas três anos o que tem atraído a atenção de grandes grupos internacionais para o marketing promocional, como forma de divulgação de suas marcas.

Goiás ainda é tímido no cenário nacional, ficando muito atrás de outras regiões, porém, tem um potencial de crescimento extraordinário.A associação de imagem das empresas ligadas ao setor gastronômico em grandes eventos, cria uma imagem simpática para o público consumidor, agregando valor ao produto e atingindo o resultado esperado que é a prospecção de negócios.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), em documento oficial, previu, em 2005, que o setor de eventos e entretenimentos se tornaria a maior atividade econômica do mundo, o que reforça os argumentos de que investir em eventos em Goiás é um ótimo negócio, principalmente em eventos gastronômicos que se tornaram a bola da vez no mercado goiano.

Organizar um Festival Gastronômico requer muita sensibilidade e capacidade de articulação, visto que o sucesso de um evento é fruto da participação coletiva da população, donos de bares e restaurantes, proprietários de hotéis e pousadas e todas as áreas afins. Levar um projeto rígido, fechado para uma cidade, esperando a adesão espontânea e voluntária é certeza de insucesso, pois a comunidade deve ser parte do processo de criação, desde o brain storm até a execução final.

Não posso aqui, deixar de registrar o incontestável apoio das Prefeituras , do Governo do Estado e do Governo Federal, que têm dado o alicerce para a consolidação de uma agenda de grandes Festivais Gastronômicos no Estado de Goiás. Esse apoio é importante, porém, os grandes festivais, ainda são reféns do apoio do poder público, o que critico com veemência, pois os organizadores devem buscar, além destes parceiros, o envolvimento dos empresários locais, fazendo desses eventos, um produto, com valor, que deve ser comercializado, assim consegue-se a auto-sustentabilidade e a continuidade, que é um problema já diagnosticado.

Leopoldo Veiga Jardim
* Artigo publicado na revsita Turismo Goiás

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo site, nele pude fazer várias consultas de bons lugares em Goiânia, com boa comida e ambiente agradável!