sábado, 18 de julho de 2009

Juventude...


Recentemente fui agraciado com uma homenagem na Câmara municipal de Goiânia, onde recebi uma placa referente à semana da Juventude pelo trabalho na área cultural que desenvolvemos em 2008.

Tive a honra e o privilégio de discursar em nome dos dez homenageados e gostaria de expressar aqui o sentimento e a visão sobre como a juventude pode definir os rumos da nossa sociedade.

A Juventude Goiana está em festa! Comemorar a Semana da juventude é comemorar sonhos e projetos, é comemorar o futuro.Todas as coisas, até as mais pequeninas, tornam-se grandes quando realizadas com a grandeza da alma. A homenagem é simples na forma, mas profunda em seu conteúdo, pois nos dá a responsabilidade de continuar lutando para ter uma sociedade onde nossos jovens possam ter oportunidades iguais.

É triste meus amigos, ligarmos a televisão e nos depararmos com tanta crueldade no mundo, é triste saber que milhões de jovens estão perdidos no mundo da criminalidade e das drogas, é triste ver uma criança morrer a cada dois segundos no mundo de fome, é triste ver um país tão belo, mas tão desigual para nossos jovens. Ver jovens punhando armas de fogo quando deveriam estar armados de livros e conhecimento.

É triste, mas é possível mudar, é preciso acreditar, é preciso sonhar, é preciso lutar!Digo sempre que embora nós enfrentemos as dificuldades do hoje, Eu ainda acredito! É uma crença profundamente enraizada no sonho de todos os brasileiros.

Eu acredito que um dia o Brasil se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que todos os jovens são criados iguais e merecem as mesmas oportunidades.


Eu acredito que um dia nas regiões onde ainda prevaleçam a miséria, os jovens irão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu acredito que nossas pequenas crianças se tornarão jovens e vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele ou classe social, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Eu acredito! Eu acredito que um dia, olharemos para todos os jovens e todos estarão de mãos dadas como irmãos, pois teremos consciência que somos filhos do mesmo pai.

Esta é minha esperança. Esta é a fé com que devemos nos guiar. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, e quem sabe nós seremos o coração do mundo e pátria do fraternidade.


Minha geração, em pouco, estará ocupando cargos e posições políticas de destaque. É importante ter a consciência plena de que devemos sempre SERVIR.

Buscar estender a mão aqueles que precisam.Lembremos que quando distribuímos rosas, nossas mãos ficam perfumadas. Vamos distribuir o amor e só assim, nós, jovens, poderemos almejar uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais ética e mais justa.

“Devemos sonhar, não os sonhos ocos ou quiméricos, mas os sonhos das realidades não realizadas, porém realizáveis pelos vanguardeiros do infinito”. Sejamos esses vanguardeiros, mas nunca, nunca esqueçamos que somos todos irmãos e deveremos sempre nos respeitar e nos amar como tal.

Muita luz e muita paz!


Leopoldo Veiga Jardim

Nenhum comentário: