terça-feira, 26 de abril de 2011

São Simão - Festival para todos os gostos

São Simão atrai 60 mil pessoas para atividades que misturam gastronomia, esporte e cultura

Do tradicional peixe na telha, idealizado e produzido com maestria pelo escritor Bariani Ortêncio, ao instigante salmão falconético ao molho de rapadura e maracujá, confeccionado com bom-humor pelo cantor brega Falcão. O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, realizado no feriado prolongado da Semana Santa, foi marcado pela diversidade. Além de saborear os pratos feitos com várias iguarias, servidos na praça de alimentação na orla do Lago Azul, o público teve a oportunidade de assistir a apresentações com artistas locais, a grandes shows com o cantor Renato Teixeira e com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago e, ainda, a competições esportivas realizadas na terra e na água. Durante o festival, aconteceu a Copa Centro-Oeste de Canoagem, Futevôlei e Vôlei de Praia.

Em sua sexta edição, o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão levou à cidade reconstruída há 35 anos cerca de 60 mil pessoas, conforme expectativas da Polícia Militar. Na avaliação do prefeito Francisco de Assis Peixoto, os dias que simbolizam a paixão e morte de Jesus Cristo já estão consagrados em São Simão como período apropriado para a realização da festa que atrai ao município moradores de Goiás e de cidades de Minas Gerais e do Distrito Federal, entre outras localidades.

O centro de eventos também foi palco da realização de oficinas culinárias, coordenadas por professores do curso de Gastronomia do Centro Universitário de Votuporanga (SP) e pelos chefs Humberto Marra e Emiliana Azambuja, e de cozinhas-shows ministradas por celebridades como Falcão e Bariani Ortêncio. O cantor brega fez o público dar boas gargalhadas ao ensinar como se faz o salmão com molho de rapadura e maracujá. Depois de oferecer a iguaria para degustação dos chefs que o auxiliaram, Falcão cantou músicas que, mais uma vez, levaram os espectadores a sorrir, entre as quais Ai Minha Mãe, Minha Mãe.

No mesmo palco, o folclorista e escritor Bariani Ortêncio chamou a atenção de pessoas de todas as idades ao produzir o peixe na telha, prato típico de Goiás de autoria dele. Na sequência, ele abrilhantou a divulgação do resultado do Concurso Literário Estudantil de São Simão, que teve com o tema Os Peixes de Nossas Águas. Em entrevista, o autor de mais de 40 livros assinalou que a participação em festivais como o realizado em São Simão e o interesse demonstrado por crianças, adolescentes e jovens têm significado de vitória, de "pagamento" por tudo o que ele produziu.

No show realizado no parque de eventos, Renato Teixeira cantou músicas antigas, muito conhecidas pelo público, como Romaria, Tocando em Frente, Amanheceu, Peguei a Viola e Amizade Sincera. Além disso, apresentou o filho Chico, também cantor, que para ele representa a continuidade e a evolução do trabalho de uma família musical. Com mais de 30 anos de estrada, Renato Teixeira disse que tem uma paixão especial por Goiânia, cidade onde fez seu primeiro show após o sucesso estrondoso da música Romaria, no final dos anos 70. Para ele, os festivais são importantes porque unem as pessoas para discussão de ideias e para a troca de experiências culturais.

O evento que mais atraiu o público foi, sem dúvida, o show dos sertanejos Guilherme e Santiago. Conforme dados da PM, cerca de 40 mil pessoas prestigiaram a apresentação de cerca de duas horas dos dois irmãos. A dupla goiana, que faz sucesso em todo o País, cantou composições que marcaram os 18 anos de carreira e músicas recentes, entre as quais E Daí, Quem Ama Uma Vez Não Deixa de Amar, Tá se Achando e Quer Beijar na Boca.

As pessoas que se dirigiram a São Simão também tiveram a oportunidade de aproveitar as belezas da terra. Durante os quatro dias do feriadão, várias turistas andaram de barco e jet-ski pelo Lago Azul, que margeia toda a cidade, passearam pelas ilhas que cercam a cidade e aproveitaram a calmaria que marca as cataratas Rio Claro, em Itaguaçu, distrito de São Simão, localizado a 18 quilômetros da cidade.



Maria José e Silva
Jornal O Popular - 26.04.11

Nenhum comentário: