domingo, 23 de agosto de 2009

Aprendendo a desgustar um vinho sem se tornar um ENOCHATO

Hoje vou falar de um tema interessante e que sempre somos colocados em situações onde, se não tivermos o mínimo de informação, pode ser constrangedor.


Não sou enólogo e não gosto de muita frescura, agora, é importante ter algumas informações para não ficarmos de "saia justa" em algum jantar ou evento em que seja servido um bom vinho!

ATENÇÃO: Se você gostar e se tornar um estudioso em vinhos, não se torne um ENOCHATO, ninguém merece ficar ouvindo você mostrar suas "qualidades degustativas..."


Dicas de Degustação para pessoas normais:


Taça: Muito cuidado ao lavar a taça– todo e qualquer resíduo de detergente ou sabão podem estragar o gosto de qualquer vinho. Cuidado também com o pano de prato que será utilizado.

Taça 1: Você deve segurar pela haste, simplesmente porque o corpo humano é quente e as mãos funcionam como um forninho se ficarem em contato com o vinho. Pelo amor de Deus! não pegue a taça com a mão cheia e coloque a haste entre os dedos... é a demontração legítima que você é completo ignorante no assunto.


Exame Visual: visualizar a beleza da cor do vinho. É como peixe, carne, fruta, se tem algo errado com a cor, o produto não deve estar bom.

Exame Olfativo: sentir os aromas, perceber se são bons, o que te lembram, cada um tem sua sensibilidade e suas lembranças. E certamente, você pode dar uma fungada e perceber que: Hum..., isso não me cheira bem! O vinho foi, literalmente, pro vinagre.


Taça 2: para fazer o Exame Olfativo, temos de girar a taça para que os aromas possam ser liberados. Mas, taça não é centrífuga, Ok?

Inalando os aromas: Não é preciso molhar a ponta do nariz no vinho.


Mulheres são mais sensíveis: assim como só elas sabem que diabo é a cor “aurora boreal”, também são as mais sensíveis aos aromas. Por isso aquela tradicional pegadinha: “Que cheiro de perfume é esse na sua roupa?”. Cuidado meus amigos!

O primeiro gole: sorva (chique esse verbo né?) uma pequena quantidade do vinho e deixe que passeie pela boca, afinal, em cada ponto da língua sentimos um sabor diferente. Lembre-se: ninguém está lavando a boca, portanto nada de bochechadas protuberantes.

Outras Informações que podem ajudar a entender um pouco mais sobre vinhos:


Espumantes: O nacional só perde mesmo para as champagnes francesas. Quanto mais bolhinhas e maiores – melhor. Elas devem manter-se na taça. São bebidos jovens, ou seja, olha a data da safra que você vai comprar, hein! Tem de ser recente.

Água: Beba na proporção do vinho, mesmo com menor teor alcoólico ele também desidrata. DOR DE CABEÇA – RESSACA.


Comida: Para harmonizar com vinho, não pense só no ingrediente principal, mas também no molho que o acompanha. Harmonização de vinho e comida é complexa, mas se você for numa loja de vinho decente o pessoal vai te ajudar. Você diz o que pretende servir e eles te indicam vinhos para combinar. Agora nunca esqueça que seu gosto pessoal é o que mais vale!

Lendo o rótulo do vinho


Varietal: Vinho que utiliza um único tipo de uva ou ao menos tem 85% dela em sua composição. Ex: Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Chardonnay, Pinot Noir, etc
Blend: Vinho composto por mais de um tipo de uva, ou seja, mistura as ditas cujas acima em proporções que variam de acordo com o resultado pretendido pela vinícola.

Barricas de Carvalho: Os vinhos envelhecidos em carvalho francês possuem toques de madeira mais suaves e os que passam por barricas americanas são mais agressivos."


Espero ter sido útil! Sempre que for degustar um vinho com amigos, não precisa mais passar por uma situação constrangedora! Se interessar em conhecer mais sobre enologia, busque uma escola especializada ou um profissional e SAÚDE!...




Leopoldo Veiga Jardim

Nenhum comentário: