Evento consolida a integração dos produtores de alimentos do município com setores organizados e a sociedade. Evento chega à quarta edição com expectativa de atrair visitantes de diferentes localidades, em três dias de atividades
O 4º Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina será realizado na Praça da Liberdade, no Centro de Cristalina (a 280 km de Goiânia e a 130 km de Brasília), no período de 16 a 18 de agosto. Os moradores da cidade e região, e os visitantes, vão conferir programação com forte conceito gastronômico e oportunidade de degustação de pratos com alho, batata, cebola e leite. Mas o ABC da Boa Mesa também oferecerá oportunidade de lazer, entretenimento e de negócio, além de conhecimento.
O evento será realizado pela Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), Associação Brasileira da Batata (ABBA), produtores de Cebola e produtores de Leite de Cristalina e região, com o apoio de instituições privadas e organismos públicos. A abertura oficial do evento será no dia 16 de agosto, sexta-feira, às 20 horas, e a entrada é franca em todos os dias. Somente os produtos, incluindo os pratos do Festival, são comercializados.
O objetivo dos produtores é atrair, por meio de um evento com multiatividades, a atenção de diferentes públicos, como profissionais do setor agrícola e de pecuária de leite, de organismos do governo e pesquisa, estudantes e a comunidade em geral, para o processo produtivo de três das principais culturas locais e da pecuária leiteira. A meta é divulgar as conhecidas boas práticas de manejo das atividades, que resultam em práticas sustentáveis nos pilares econômico, social e ambiental.
“O Festival ABC da Boa Mesa está consolidado no calendário de eventos de Cristalina”, afirmam seus realizadores. E a receita do evento não poderia ser mais atrativa. Focado na gastronomia e conhecimento, o Festival tem a responsabilidade de informar a comunidade sobre as três hortaliças e o leite: sua representação na economia, as oportunidades de desenvolvimento sustentável da região, a geração de empregos, e a importância dos produtores nesse processo e das boas práticas de produção. Por isso, é fundamental que os produtores rurais assumam papel proativo nesse processo de comunicação com a sociedade. Toda a programação do Festival é pensada para esse fim, especialmente as Oficinas Gastronômicas Conceituais, que são oportunidades práticas de fomentar o empreendedorismo do pequeno e médio empresário.
Cristalina ocupa o posto de 1º lugar no ranking do PIB Agrícola nacional. Em 2010, o agronegócio gerou riquezas de R$ 624 milhões para o município, representando 55,67% do PIB geral, que ficou em R$ 1,1 bilhão. O Produto Interno Bruto foi calculado pela Secretaria de Estado de Gestão em Planejamento (Segplan), utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alho, a batata, a cebola, o leite e demais culturas geram mais de 16 mil postos de trabalho na região.
Oficinas gastronômicas
Visando estimular oportunidades de desenvolvimento profissional, serão ministradas, durante o Festival ABC, Oficinas Gastronômicas Conceituais aplicadas com partes teórica e prática divididas em minipalestras, preparação de receita e degustação, dirigidas a diferentes públicos. Também será realizada Cozinha Show com chefs convidados e participação especial do cantor Falcão, além de shows artísticos como o do André 14 Voltas (Musical Stand-up) e atrações locais.
Parceria é a base
O Festival do Alho, Batata, Cebola e Leite de Cristalina conta com o apoio de diferentes instituições representativas de classe, de educação e fomento ao empreendedorismo e do governo. São elas Governo do Estado de Goiás; Sebrae Goiás; Prefeitura Municipal de Cristalina; Universidade de Brasília (UnB); Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas da Região de Cristalina (Ariarc); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cristalina (Aeacris); Sindicato Rural de Cristalina e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina.